Paulo Azeredo poderá ter dois gabinetes




Reunião com os Secretários Municipais

O prefeito Paulo Azeredo reuniu os secretários municipais nesta manhã. O encontro iniciou pontualmente às sete horas. Paulo orientou o secretariado para uma série de ações que gostaria de ver empreendidas já nos próximos dias. Ele pediu o empenho de seus colaboradores diretos para que as propostas de governo sejam postas em prática.


Prefeitura na Timbaúva ou no centro?

Na reunião Paulo colocou em pauta o interesse do novo governo em manter o prédio da administração municipal no centro da cidade. Logo que assumiu o Executivo, o atual prefeito implantou o sistema de ''gabinete aberto'', atendendo a todos os munícipes indistintamente. A idéia inicial era colocar o gabinete na área térrea do Palácio Rio Branco, mas como não foi possível fazer as obras para adaptar as salas em tempo hábil, Paulo determinou a colocação de uma estrutura coberta atrás do prédio, de onde passou a receber a população e a fazer os despachos administrativos.




A repercussão positiva da medida fez o prefeito repensar o ''Gabinete do Povo''. Ele quer mantê-lo no mesmo local e já encomendou um projeto aos arquitetos da Prefeitura orçando o custo da obra. Os recursos financeiros necessários para cobri-lo adviriam dos aluguéis pelos vários prédios ocupados por repartições municipais que, daí, deixarão de ser pagos. Paulo quer um ambiente com paredes transparentes, de vidro ou policarbonato, integrado às demais salas no entorno do gabinete. Nos próximos dias o ''lonão'' será desativado e até a viabilização deste plano, o prefeito atenderá em salas térreas recentemente reformadas, onde até o ano passado funcionava o setor de Protocolo. 




A partir desta decisão, o prefeito Paulo Azeredo pretende rever a intenção do governo anterior de construir o Centro Administrativo no bairro Timbaúva, na área de terras pertencente ao município, ao lado do Fórum. O chefe do Executivo consultou os treze secretários reunidos e eles foram unânimes ao concordarem com o prefeito, acreditando ser melhor a permanência do centro do poder público municipal no Palácio Rio Branco.




Paulo cogita a possibilidade de ser feito outro plebiscito, ampliando a participação popular (ele vê como pouco representativo o percentual da população votante quando do plebiscito já realizado) para realmente saber qual a melhor decisão a ser tomada. Não acontecendo isso, o prefeito disse que pode, também, criar um segundo gabinete no Bairro Timbaúva, de onde despacharia em alguns dias da semana. Os planos de Paulo contemplam aquela área de terra com um grande prédio, onde funcionaria o centro de logística e armazenamento da Prefeitura Municipal e algumas secretarias mais técnicas, como Obras; e Viação e Serviços Urbanos. No restante do espaço seria criado um centro para a prática de esportes olímpicos.



As secretarias cujas ações ocorrem mais nos campos administrativos e políticos, além do gabinete principal do prefeito, continuariam no Palácio Rio Branco, no centro da cidade.