Prefeito Paulo Azeredo quer médicos da UNISC atendendo 24 horas





O prefeito Paulo Azeredo (PDT) recebeu nesta quinta-feira o reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul, professor Vilmar Thomé, acompanhado de Marilei Schneider, coordenadora do campus de Montenegro, e de Valdir Mousquer, subcoordenador. A finalidade do encontro foi reafirmar as tratativas entre o poder público de Montenegro e a instituição de ensino, estabelecidas no final do ano passado. 

A UNISC busca a suplementação de recursos financeiros relativos aos custos gerados com a colocação das partes elétricas e hidráulicas, na ordem de R$ 120.000,00. Thomé disse que a universidade também aguarda a aprovação de outros recursos para a iniciarem as obras da segunda parte do prédio já existente, ampliando o número de salas de aula. Ele listou ao prefeito outras necessidades da instituição, que vão desde a pavimentação do acesso interno de veículos; calçada para pedestres, à partir da estrada Antonio Ignácio de Oliveira Filho; cercamento do prédio do campus; e pavimentação do estacionamento interno do campus. O reitor salientou que estas solicitações estão contidas no Protocolo de Intenções firmado entre o município e a UNISC, em 20 de julho de 2007. 
Paulo Azeredo também ouviu as explanações sobre a instalação de uma unidade do Parque Científico e Tecnológico da UNISC – TecnoUnisc, na área do campus de Montenegro. O professor Thomé destacou que esta é uma das ações previstas, cujas tratativas estão bem avançadas, mas há a necessidade de uma articulação mais forte entre a instituição, o poder público municipal e o setor empresarial. O objetivo da TecnoUnisc é oferecer espaços para a instalação de empresas desenvolvedoras de atividades inovadoras que promovam a pesquisa e o crescimento tecnológico e que possam gerar produtos, processos e serviços de alto valor agregado, fomentando, desta forma, a economia regional e estadual.
A coordenadora Marilei Schneider falou a respeito do novo Protocolo de Intenções assinado em dezembro do ano passado, entre o município e a APESC/UNISC, versando sobre a implantação do curso de Educação Física no campus montenegrino, já autorizado por portaria do CONSUN. Agora é necessário um convênio entre a instituição universitária e o município para posterior encaminhamento da oferta do Curso à aprovação do Ministério de Educação.
O prefeito Paulo também ouviu do reitor Thomé que está em fase de finalização o Plano de Desenvolvimento Institucional, onde está sendo avaliada a oferta de novos cursos técnicos e de graduação, visando atender à vocação tecnológica da região. Neste sentido, disse o reitor, há um bom entrosamento entre a UNISC, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e as empresas do Pólo Petroquímico. 
Ao final do encontro o prefeito Paulo Azeredo esclareceu ao reitor Vilmar Thomé que encaminhará as petições da Unisc à avaliação da PGM, para uma aprofundada análise do procurador, João Elias Bragatto, avaliando o que ainda resta ser cumprido do primeiro acordo (de 2007) e, em especial, o novo Protocolo de Intenções, assinado ao final do governo passado.
Paulo apresentou ao professor Thomé algumas necessidades do município, como, por exemplo, na área de Saúde. O prefeito falou do compromisso do atual governo – que será levado a efeito em breve – com a implantação dos postos de saúde nos bairros Timbaúva e Santo Antonio, atendendo 24 horas por dia. Hoje a UNISC oferece como contrapartida aos benefícios concedidos pelo município apenas bolsas de estudos para universitários residentes em Montenegro. O prefeito foi taxativo ao dizer que deseja ver ampliada a oferta da universidade, com a prestação de serviços médicos nestes postos municipais, nas áreas de clínica geral e pediatria. A UNISC, campus de Santa Cruz do Sul, possui o curso de Medicina e facilmente poderia atender estas necessidades, com os formandos e os chamados “médicos residentes”, tornando ainda mais justas as contrapartidas da instituição, uma vez que as ofertas do município, já consumadas e as que possivelmente virão, são expressivas. 
Vilmar Thomé, Marilei Schneider e Valdir Mousquer ficaram de avaliar esta possibilidade e disseram que terão novas conversações com o prefeito neste sentido.