Diocese de Montenegro - Estágio no Seminário Propedêutico





Diocese realiza Estágio no 
Seminário Propedêuticode 17 a 20 de janeiro.

O encontro que está acontecendo reúne os jovens para transmitir conhecimento teórico e prático, para que estes saibam como será o ano de seminário. Destes que estão participando do estágio, três vem direto do ensino médio do Seminário São João Maria Vianney, de Bom Princípio e quatro estão projetando iniciar a partir deste momento sua caminhada vocacional, totalizando sete jovens.

É a ocasião oportuna para que o Reitor do Seminário Pe. Eduardo Haas, e o Diretor Espiritual Pe. Neimar Schuster conheçam os meninos. Neste estágio é dada a resposta oficial, o Sim daqueles que optarão por ingressar no seminário. Durante o período de estágio, há momentos de estudo, formação, lazer, convivência e oração. É o tempo para experimentar, diz Pe. Haas.

O Seminário Propedêutico tem período de um ano, chamado de ano de discernimento, que prepara o vocacionado para o Seminário Maior, localizado em Viamão. Trata-se de uma catequese aprofundada, onde há maior conhecimento da fé e entendimento do que a igreja espera do padre. Além de um complemento do ensino médio, é também, uma preparação para iniciar a faculdade de filosofia.

Esta é uma experiência nova para a Diocese de Montenegro, porque é o primeiro ano do Seminário Propedêutico. Antes esta etapa da formação, era realizada no Seminário São José, em Gravataí.